Tendências
Tecidos estampados Ver artigos
Telas en Colores Lisos Ver artigos
Telas para Imprimir Ver artigos
Tecidos que respeitam o Meio Ambiente - A certificação Global Recycled Standard (GRS) complementa a Recycled Claim Standard (RCS) e permite-nos garantir que os materiais têxteis são reciclados, respeitando critérios ambientais e sociais. Pelo menos 20% das fibras são recicladas.
A produção de tecidos têxteis tem um grande impacto no meio ambiente por muitos motivos. Um deles é a baixa porcentagem de tecidos reciclados que ainda são produzidos. -Já é possível fabricar tecidos a partir de materiais descartados, como PET ou poliéster, que são reciclados para dar uma segunda vida a materiais que, de outra forma, levariam muito tempo para se degradar. -Hoje queremos compartilhar com você algumas curiosidades e vantagens dos tecidos reciclados em ascensão que chegaram aos estofamentos.
Tecidos reciclados de PET. São tecidos fabricados com os plásticos que descartamos cada vez em maior quantidade. Habitualmente, além disso, são o que se conhece como "plásticos de uso único". Trata-se de dar uma segunda vida a este material que é tão prejudicial para o meio ambiente. A matéria-prima é coletada, neste caso, os resíduos plásticos dos oceanos.
Assim, não só se dá uma segunda vida a alguns plásticos, o restante é retirado dos oceanos. É limpo. Esta é uma contribuição a destacar, já que nem todos os plásticos que são coletados são utilizados para fabricar tecidos. Por isso, depois da coleta, é preciso separar as garrafas plásticas, que são a matéria-prima deste tecido. Para obter fio, as garrafas são quebradas em pequenos pedaços que também são aquecidos para convertê-las em flocos. Desse fio sairão tecidos que serão utilizados tanto para roupas quanto para decoração. Quando você escolhe um tecido feito com PET reciclado, você contribui para diminuir o impacto ambiental causado por este material. Você também evitou obter algo fabricado a partir de recursos naturais não renováveis.