Tendências
Tecidos estampados Ver artigos
Telas en Colores Lisos Ver artigos
Telas para Imprimir Ver artigos
Os fios que criam o tecido de sarja entrelaçam-se de tal maneira que permitem que os fios se movam livremente, criando um tecido que é suave e flexível ao mesmo tempo que durável. A Sarja mostra um suave padrão diagonal que lhe outorga a sua interessante e característica textura.
Para entrelaçar a sarja, emprega-se uma técnica que faz com que este tecido tenha uma ligeira dureza e resistência, pelo que é idóneo para confecionar roupa de abrigo –como gabardinas ou saharianas-, camisas e também outras peças como indumentária de trabalho, mantas ou os clássicos kilt próprios da indumentária masculina escocesa.
A sarja é, além disso, um tecido que isola, resiste levemente à água, protege muito bem do ar e não se amarrota facilmente. Este tecido de algodão também se emprega na moda têxtil lar, já que a sua força e carácter tupido fazem com que possa usar-se para estofar almofadas, ou para confecionar toalhas de mesa e guardanapos.
A sua composição de 100% algodão faz com que a sarja resista melhor às lavagens que outras sarjas com certo conteúdo de poliéster, que provoca uma tendência para o fenómeno de frisado. Os tecidos de algodão apresentam também uma menor afinidade por as gorduras e óleos, fazendo com que a eliminação de manchas seja mais simples.