Falhas que geralmente são cometidas ao fazer um rapport
Publicado el 4 March, 2019
Na Waixo, sempre procuramos ser totalmente fiéis às suas solicitações. Mas existem erros que podem dificultar o processo. Por isso, decidimos escrever este post descrevendo os erros comuns na preparação e envio de arquivos. Vamos começar!
Verifique as bordas!
As bordas brancas nem sempre são tão óbvias quanto pensamos. Não são visíveis a olho nu, o que pode nos fazer pensar que as cortamos perfeitamente. Mas ao repetir a estampa, elas estão lá para estragar qualquer bom design. Por isso, é preciso aumentar o máximo possível o documento para garantir que o corte seja no limite e evitar problemas.

Quando não se encaixa...
Antes vimos as consequências de cortar de menos, agora veremos o que acontece ao cortar de mais. Como podemos ver na foto seguinte, não foi possível fazer uma boa repetição porque não se encaixa totalmente. Isso ocorre porque ao cortar demais, parte do desenho foi perdida. Por isso, é melhor ter certeza de que foi feito adequadamente. Também é possível que, ao fazer o rapport, a repetição horizontal ou vertical não tenha sido considerada. Portanto, podemos encontrar uma estampa que se repete corretamente apenas em uma direção. Você pode encontrar aqui um guia sobre o processo a seguir para não perder nenhum passo importante.

Verifique o tamanho
Quando partimos de uma fotografia, muitas vezes não prestamos atenção ao tamanho real da estampa. Não é raro criar um rapport e nos depararmos com um padrão menor do que o esperado, ou, ao contrário, muito maior. Por isso, é sempre bom verificar antes de enviar. Para isso, o que devemos fazer é no próprio Photoshop ir ao menu superior e clicar em "Imagem" e "Tamanho da imagem". Lá encontraremos as medidas exatas da nossa estampa e poderemos ter uma ideia de como ficará uma vez impressa. Caso contrário, também é possível verificar nas propriedades do JPEG.


Que formato?
Na Waixo, utilizamos programas específicos para estampagem têxtil que nos impedem de carregar certas classes de arquivo. Para prevenir este tipo de situações, sempre recomendamos guardar em formato JPEG ou PDF.
A cor
Aqueles que trabalham habitualmente com programas como Photoshop ou Illustrator, conhecerão em primeira mão os problemas que algo tão simples como a cor acarreta. Na Waixo, sofremos com eles tanto quanto vocês! Elementos tão comuns como o tecido escolhido, ou a maquinaria necessária para a sua impressão, podem fazer com que a gama cromática original seja alterada. Por isso, sempre aconselhamos adquirir a nossa pantoneira antes de selecionar uma cor. Se desejar fazer uma estampa, recomendamos que nos encomende uma amostra prévia para ver o resultado no próprio tecido.







