Crie uma estampa você mesmo com este guia
Publicado el 26 February, 2019
Na Waixo somos muito mais do que tecidos, por isso hoje vamos falar de… Os rapports!
Se você é um designer ou artista especializado em patterns, estampas e superfícies, ficará feliz em se juntar à nossa comunidade de designers – e nós em contar com o seu talento. Mas se você é um artista que quer tentar a sorte no mundo do design de patterns ou é um designer de moda que quer criar suas próprias estampas, nós o encorajamos a continuar lendo esta entrada dedicada a introduzi-lo no mundo dos motivos. Além disso, você poderá imprimir conosco. Não parece bom?
Provavelmente você já sabe, seja porque já conhece ou porque pesquisou por conta própria, que um design pattern, rapport ou simplesmente um padrão, é um design que se repete na vertical (de cima para baixo) e na horizontal (da direita para a esquerda). Além da complexidade que nosso pattern possa ter em nível de desenho (isso já vai depender da nossa destreza com o desenho por computador, à mão ou combinando ambas as técnicas, como preferirmos), pode ser que você também tenha dúvidas sobre como fazer o desenho encaixar sem que o corte seja muito perceptível, especialmente em designs muito elaborados. Em resumo, como fazer seu pattern parecer profissional. Por isso hoje faremos um exemplo muito simples, você topa?
A primeira coisa a ter em mente é o programa que vamos usar para a criação do nosso rapport. No mundo do design, há dois programas que todo bom artista deve ter sempre à sua disposição: Illustrator e Photoshop. Ambos podem ser a ferramenta perfeita para elaborar uma estampa. Hoje explicaremos como trabalhar em ambos os programas. Vamos começar!
Illustrator
Se você deseja criar uma estampa do zero, trazendo desenhos originais de sua própria autoria, este programa é perfeito para você. Antes de começar, é preciso ter em mente que todos os elementos que você quiser incluir no rapport devem estar abertos em um documento separado. Em um momento veremos porquê.
Para começar nosso rapport, a primeira coisa que devemos fazer é criar um novo documento do tamanho e forma que você escolher. No meu caso, um quadrado de 30 x 30 cm.




Quando o quadrado for criado, eliminaremos tanto a linha quanto o preenchimento.
Depois disso, clicaremos em Objeto, padrão, criar. Desta forma, o espaço de trabalho será apresentado onde os elementos previamente desenhados podem começar a ser incluídos.


Aparecerá a seguinte caixa. Nela, poderemos escolher a direção que o nosso rapport irá seguir. Esta opção pode ser encontrada em "Tipo de azulejo". Se você não tem certeza de qual vai usar, é melhor deixar para o final, pois a pré-visualização permite ver o efeito da estampa. Depois disso, começamos a inserir nossos elementos um a um. Veremos que à medida que colocamos os desenhos, eles irão se repetir. A ideia é ir movendo cada elemento até conseguir a estampa desejada.




Agora é só exportá-lo como JPEG e nos enviar!
Photoshop
Se você não gosta de complicações e quer algo mais simples, o Photoshop é perfeito para você. Ao contrário do Illustrator, neste programa a estampa vem primeiro e o rapport depois. Vou explicar. Para começar, a única coisa que você precisa fazer é montar a base da sua estampa (no meu caso, um quadrado de 30 x 30) e ir inserindo os elementos que você criou (não se esqueça que eles devem estar salvos como PNG se você os tiver feito previamente!) até completá-lo.

Depois de desenhar a nossa estampa, devemos rasterizar todas as camadas da nossa estampa para as converter numa só. Para isso, selecionamos todas as formas da nossa estampa e clicamos em "Camada", "Rasterizar" e "Camada". Desta forma, converteremos todos os nossos desenhos em camadas normais. Depois, devemos selecionar todas as camadas, incluindo o fundo, se houver (pode aparecer com um pequeno cadeado. Se for assim, terá de o desmarcar), e pressionamos simultaneamente as teclas "Ctrl" e "E".

Feito isso, todas as camadas serão agrupadas e só restará criar a repetição. Para isso, no menu superior, clicaremos em "Filtro", "Outro" e "Deslocamento".

E pronto, já temos o nosso rapport feito! Lembre-se que ele sempre deve ser salvo em PDF ou JPEG. Esperamos que tenha gostado e que este guia seja útil. Qualquer dúvida, não hesite em nos contatar em info@waixo.com








