Tecidos para Carnaval e Fantasias: Que tipo de tecido escolher?
Publicado el 23 October, 2025
Carnaval está chegando e não quisemos perder a oportunidade de dedicar uma entrada a esta festa tão especial.
Anualmente, qual é o melhor tecido para o carnaval torna-se uma das questões mais levantadas. Cetim ou tecido de cetim, tule e muitos mais são os tecidos tradicionais que fazem parte dos nossos disfarces. Vamos conhecê-los!
Tecido de Cetim

O Cetim já não é criado apenas a partir da seda e tem sido elaborado com diferentes fibras, alcançando quase o mesmo resultado que o original. Diferentes opções dependendo do efeito que se pretende obter nas suas peças.
Geralmente, como tecido para disfarces, costuma-se usar o Cetim, pois é mais econômico, mas de menor qualidade. Também existem cetins que navegam entre ambas as opções, simulando perfeitamente o efeito do cetim natural, entre os quais se encontra o nosso Cetim Amsterdã.
Tule

A sua característica forma de malha tornou o Tule um dos tecidos indispensáveis em cada carnaval. Seja para realçar áreas específicas do disfarce ou para formar peças completas. Não há carnaval que se preze em que não se possa ver este tecido tão querido em algum dos disfarces presentes.
Assim como o Cetim, diferentes fibras podem compô-lo, naturais ou sintéticas, empregadas igualmente, já que parte dos sintéticos conseguiu um efeito similar ao natural. Nosso Tule Elástico faria parte deste último grupo.
Gaze

A gaze de poliéster é uma das mais utilizadas em têxteis, pois alcança uma resistência e definição de cor notáveis. Por isso, não é coincidência que, no que diz respeito a disfarces, seja um dos tecidos mais procurados. A sua leveza confere às peças uma certa delicadeza e fluidez.
Na Waixo pode encontrar gazes sintéticas de diferentes texturas e gramagens, como o Ondas Bangkok, ou, se preferir transparências, a Gaze Góngora é perfeita para si.
Pano

Para aqueles que vivem um carnaval frio e chuvoso, encontrarão no pano o seu maior aliado. Este tecido permite criar peças tanto convencionais como originais sem se preocupar com o frio ou o desconforto que outros tecidos possam causar. Além disso, também permite criar uma peça exterior que combine com o resto do disfarce, em vez de recorrer à habitual jaqueta que quebre a imagem criada.
Veludo

Outro dos tecidos muito recomendáveis para o frio é o Veludo. Além de evitar o frio, consegue um efeito elegante que em nada fica a dever aos restantes tecidos mencionados. A sua suavidade e versatilidade tornam-no um dos tecidos mais apreciados no mundo têxtil.








