Tecidos de algodão: Tudo o que você precisa saber
Publicado el 22 January, 2019
Entre nossos tecidos você pode encontrar, além de poliéster e poliamidas, tecidos de algodão. Com esta entrada, queremos aproximar-lhe todas as características deste tipo de tecidos naturais para que os conheça mais a fundo antes de adquirir metragem e para que aprenda tudo o que precisa saber sobre tecidos como a sarja, o popeline ou a viyela, tão úteis na confecção de camisas, ternos, vestidos... assim como todas as peças de roupa que você possa imaginar. Você poderá conhecê-los melhor também através de nosso site.
O Tecido Viyela: Ideal para o inverno
O tecido viyela ou villela é um tecido especialmente indicado para peças de inverno por sua capacidade de aquecer mesmo nos ambientes mais frios. Entre nossos tecidos você poderá encontrar este tipo de tecido, composto integralmente por algodão, sob o nome de Viyela Moscou e com aquela particular trama diagonal que a tornou tão conhecida. O nome de "Viyela", que surge a partir do nome da cidade onde nasceu, é uma marca registrada por uma empresa britânica que começou a fabricá-la artesanalmente em 1784 e que acabou vendendo também blusas, camisas e batas devido ao sucesso alcançado por seu tecido.

Atualmente, é um tecido exportado internacionalmente e empregado para confeccionar peças tão variadas como ternos, camisas, vestidos, calças, pijamas de inverno e, claro, roupas infantis. Se podemos destacar algo de nosso tecido viyela é seu acabamento natural após o processo de impressão, sua boa fixação das cores, seu caimento e sua facilidade para ser costurada e passada. Além disso, durante o tratamento ao qual a submetemos, o tecido passa por um processo de lavagem que nos garante um menor encolhimento em limpezas posteriores, algo que costuma acontecer com peças confeccionadas em algodão.
O Tecido de Sarja: Um tecido com história
A sarja é um tecido muito clássico e com uma longa história, de fato nos últimos dias, contamos como foi usada para pintar obras em épocas passadas. Sua trama também é diagonal, como vimos anteriormente com o tecido viyela, mas com propriedades mais rígidas e uma maior gramatura.

Nosso tecido de sarja é composto por algodão, o que o torna quente, grosso e incrivelmente confortável para confeccionar camisas e outras peças atemporais, como gabardinas ou saarianas. No entanto, é uma sarja de textura leve que facilita a impressão e um acabamento perfeito; além disso, não amassa com facilidade e possui um certificado Öeko-Tex 100. Assim, se você se interessa pela sarja e quer tocá-la ao vivo, não se esqueça de pedir nosso mostruário, onde também poderá encontrar outros 40 tecidos interessantes junto a esta Sarja Florença.
O Tecido Voile: Leve e macio
Dentro de nossos tecidos destaca-se a maciez do Cupid & Voile, um tecido de voile muito leve, com um acabamento semitransparente e cuja maciez podemos atribuir à sua composição de algodão. Tem um caimento leve e muito agradável que o torna ideal para confeccionar peças superiores, tanto femininas quanto masculinas, destacando os vestidos, as blusas, os pareôs e as camisas. Claro, a roupa de criança e bebê também adquire uma maciez inigualável empregando este tecido de voile.

Seu uso em cortinas e têxteis para casa também tem sido muito habitual, além de sua capacidade de ser impresso, o que o torna uma alternativa totalmente personalizável.
White Tiger: Um tecido para primavera
Se tivermos que recomendar um tecido para a temporada primavera-verão, um dos nossos escolhidos seria o White Tiger: um tecido fresco e suave, de aspecto opaco, que pode servir para confeccionar tanto peças inferiores quanto superiores. Entre suas peculiaridades, encontra-se sua composição de algodão (97%) e elastano (3%); um elemento que lhe confere maior elasticidade, perfeita para realçar a figura e obter um aspecto mais ajustado da peça. Além disso, tanto sua face externa quanto interna apresentam grande suavidade e permite a impressão tanto de estampas muito elaboradas quanto de outras mais simples, como xadrezes e listras.

Tecido de Algodão Acetinado: O White Satin
O tecido White Satin, composto por algodão e viscose, apresenta um acabamento ligeiramente acetinado que ajuda as cores a se destacarem como devem. Seu toque é incrivelmente agradável graças à leve porcentagem de viscose que possui e é perfeito para confeccionar partes superiores. Passa-se facilmente e é muito leve, o que lhe confere um bom caimento.


Tecido de Algodão Orgânico: Apostando na sustentabilidade
Na Waixo apostamos na moda sustentável e por isso contamos entre os nossos tecidos com um algodão orgânico 100% que é a grande estrela do nosso mostruário. Já falamos outras vezes das características deste tipo de algodão ecológico e em que se difere do algodão normal: cultivado em pequenos terrenos, ausência de fertilizantes e pesticidas no processo e colheita manual, o que também ajuda a consumir menos energia, água e outros recursos naturais.

Nosso Viena Orgânico é suave e leve, apresenta um acabamento mate e a impressão adere perfeitamente às suas fibras naturais. Seu caimento e textura o tornam ideal para confeccionar peças como camisas e vestidos. Além disso, possui uma certificação Öeko-Tex 100 expedida pelo centro de pesquisa AITEX.
O Popeline: Um clássico na camisaria
Se você está pensando em lançar uma coleção de camisas, o mais provável é que entre suas opções esteja o tecido de popeline, uma aposta segura que proporciona um acabamento realmente bom e cuja textura ligeiramente rígida e engomada ajuda a um melhor engomado, favorecendo também o correto aspecto da camisa, já que não amassa com facilidade.

O popeline tem origem francesa e surgiu durante o século XV em Avignon para confeccionar as vestes do papa. Um dado que nos chamou a atenção na Waixo e que decidimos transportar para o nosso tecido de popeline, batizando-o de Popeline Verona. Ao longo de sua história, o popeline também foi empregado para fabricar vestidos e até mesmo em estofamento.
A Veludilha ou Corderoy: O tecido mais popular
Quem não entende de moda ou tecidos, talvez nunca tenha ouvido palavras como viyela ou popeline, mas certamente conhece a veludilha. É um tecido clássico invernal, apto para fazer ternos e calças e é, além disso, uma alternativa ideal ao nosso veludo à base de poliéster. Nossa Veludilha Aveludada é composta inteiramente por algodão e, apesar de ser uma veludilha, seu toque não é nada áspero. Suas fibras paralelas são finas e sua parte interna também é muito suave.

Se tiver mais dúvidas sobre nossos tecidos de algodão, não hesite em entrar em contato conosco através do nosso e-mail: info@waixo.com ou ligando para 94 466 67 91. E visite-nos em waixo.com.
Textos de elaboração própria.
Imagens do Pinterest.
2017-04-10 08:49:32 Alt da imagem.. /img/page/blog/telas-algodon-caracteristicas/telas-algodon-caracteristicas Tecidos de algodão: Tudo o que você precisa saber







