Tecidos de algodão: Sarja, Flanela, Voile e Popeline
Publicado el 29 January, 2019
Vamos falar dos nossos tecidos de algodão mais procurados: sarja, viyela, voile e popeline. Nesta publicação veremos as suas características, usos e outras propriedades que fazem com que estes tecidos sejam amplamente utilizados na indústria têxtil e que podem ajudar-te a escolher um deles para a tua próxima coleção. Não percas nenhum detalhe!
Sarja
O tecido de sarja apresenta um padrão diagonal suave que lhe confere uma textura interessante e característica. A técnica utilizada para entrelaçar a sarja faz com que este tecido seja ligeiramente espesso e resistente, tornando-o ideal para a confeção de roupa de agasalho – como gabardines ou saarianas – ou até mesmo roupas de trabalho, cobertores ou os kilts típicos do vestuário masculino escocês. A sarja é um tecido que, além disso, isola muito bem o ar, é ligeiramente resistente à água e não enruga facilmente. A sua força e caráter denso fazem com que também seja utilizada em têxteis para o lar, para estofar almofadas ou guardanapos.

É importante destacar que a nossa sarja é um tecido com certificação Öeko-Tex 100, emitida pelo centro de investigação AITEX, com uma gramagem de 195 g/m2 e uma largura de 160 cm. Como podes verificar no nosso mostruário, as cores aderem perfeitamente à fibra de algodão graças à tecnologia de impressão digital direta que utilizamos na Waixo.
Viyela ou Villela
O tecido viyela ou villela é um tecido feito originalmente de algodão e lã e possui uma espessura que o torna ideal para o inverno. O seu nome surgiu da cidade onde nasceu, tornando-se uma marca registada pela empresa britânica que começou a fabricá-lo artesanalmente em 1784 e que acabou por vender também blusas, camisas e batas devido ao sucesso alcançado por este tecido. Atualmente, podemos vê-lo na confeção de roupas infantis, bem como em camisas, fatos, calças ou pijamas para o inverno. Se há algo a destacar da viyela, é sem dúvida o seu acabamento natural após o processo de impressão, bem como a sua boa fixação das cores, o seu caimento e a sua facilidade para ser costurada e engomada. Por isso, se te interessar a viyela e quiseres tocá-la ao vivo, não te esqueças de pedir o nosso mostruário, onde também poderás encontrar outros 20 tecidos interessantes juntamente com esta Viyela Moscovo.

Quanto à nossa viyela (ou villela), os seus 140 g/m2 e a sua composição inteira de algodão fazem com que seja especialmente indicada para roupas de inverno, já que este tecido é capaz de aquecer mesmo nos ambientes mais frios. Se quiseres conhecer os preços deste tecido, visita os preços no nosso site.
Voile
A suavidade e leveza do nosso tecido voile (que poderás encontrar como Cupid & Voile), juntamente com o seu acabamento semitransparente, permitem que seja um tecido válido para a confeção de peças superiores, tanto femininas como masculinas, destacando os vestidos, as camisas, as blusas e os pareos. Além disso, por ser composto inteiramente por algodão, também pode ser utilizado para roupa de criança e de bebé. É também muito comum o seu uso em têxteis para o lar e no fabrico de cortinas, o que, juntamente com a sua capacidade de ser impresso, o tornam uma alternativa totalmente personalizável.

Popeline
Se estás a pensar em lançar uma coleção de camisas, o mais provável é que entre as tuas opções se encontre o tecido de popeline, um tecido que oferece um acabamento realmente bom e cuja textura ligeiramente rígida e cartonada ajuda a obter um melhor engomado, contribuindo também para que a peça tenha um aspeto impecável, já que não enruga com facilidade.

A popeline tem origem francesa e surgiu durante o século XV em Avinhão para confeccionar as vestes do Papa. Um dado que nos chamou a atenção na Waixo e que decidimos transportar para o nosso tecido de popeline, batizando-o como Popeline Verona. Se tiveres alguma dúvida sobre este ou outros dos nossos tecidos, não hesites em escrever-nos para info@waixo.com ou liga-nos para +94 466 67 91.








