Iniciar sessão

O

É novo no Waixo? Inscreva-se aqui

O que é o tecido de poliéster reciclado?

Publicado el 23 May, 2019

O tecido de poliéster reciclado é um tecido com as mesmas características técnicas que qualquer outro tecido de poliéster virgem. A principal diferença é que ele é obtido a partir de fibras de poliéster reciclado, contribuindo assim para um menor impacto ambiental em sua fabricação. Os benefícios de seu processo de fabricação e uso são:

1- Reutilização de materiais já existentes. Garrafas plásticas PET de recipientes ou tecidos de poliéster são coletados como matéria-prima, dando-lhes uma segunda vida e evitando que se acumulem em aterros.

2- Emissão de 75% menos CO2 em sua fabricação do que o poliéster virgem. O poliéster PET ou tecido de poliéster é selecionado e triturado para obter as fibras e depois fabricar o fio e tecê-lo.

3- O poliéster reciclado não precisa de petróleo novo para sua fabricação, reduzindo a demanda e a extração deste consumível e diminuindo nossa pegada ambiental.

fabricacion poliester reciclado infografia

Outra razão pela qual você pode escolher trabalhar com este tipo de tecidos é o bom acabamento que ele oferece após sua estampagem digital. Na Waixo, procura-se sempre incluir referências de tecido reciclado que já foram testadas para uma perfeita impressão digital, podendo oferecer cores vivas se desejar, grande qualidade de acabamentos e alta durabilidade ao desgaste e passagem do tempo. É possível adquirir estas referências em sua cor natural, branco/cru, imprimi-las com seu próprio design, ou até mesmo imprimi-las em cores lisas. Tudo sem metragens mínimas na Waixo.

E agora você se perguntará, será que imprimir em tecido é sustentável? Se você pensa assim, acertou em cheio. A impressão digital têxtil é a tecnologia de estampagem mais ecológica do mercado, e muito mais se comparada com a estampagem tradicional e tingimento têxtil, onde são gerados centenas de litros de água contaminada por hora. Para imprimir sobre tecidos reciclados, utiliza-se, em concreto, a sublimação têxtil, tecnologia em que a água corrente não faz parte do processo. As tintas utilizadas são à base de água, e o principal resíduo gerado (o papel) é reciclado, aliás, há empresas que pagam por ele. Este último tema tem sua complexidade, merece um post à parte.

Tecido de poliéster reciclado PET no último processo de estampagem.