Doce ou travessura! Descubra maneiras fáceis de criar suas fantasias de Halloween
Publicado el 28 October, 2025
Uma das festas mais arrepiantes do ano está a chegar! Já pensou no seu disfarce? Se não, não se preocupe, na Waixo damos-lhe ideias simples e originais para ser a rainha da festa!
Saia de tule

Materiais:
- Tesoura.
- Fita ou elástico.
- Tule em cores ou estampados diferentes.
Se quer fazer uma peça de vestuário simples e evitar a confusão de costurar e fazer padrões, já encontrou! Para esta saia, só precisa de uma fita e tule.
Basta pegar numa fita que seja maior que a sua cintura, pois servirá de fecho para a nossa saia. Personalize o seu tule com várias cores e estampados e recorte vários retângulos.
Depois de fazer isso, pode amarrar os retângulos à fita para ir criando a saia. Precisará de bastantes retângulos para cobrir toda a fita e não deixar espaços.
Este processo também pode ser feito com um elástico em vez de uma fita. Neste caso, terá de subtrair alguns centímetros do perímetro da cintura para que se ajuste melhor e fechá-lo com um ponto de pesponto em círculo. Depois, é só amarrar o tule da mesma forma que com a fita.

Agora é só amarrá-la à cintura e exibir a sua saia colorida!
Traje de abóbora

Materiais:
- Tesoura.
- Papel.
- Lápis.
- Tecido à sua escolha (preferencialmente um tecido que não se desfie. Caso se desfie, precisaremos de um viés ou de fazer cada peça duas vezes como forro).
Para criar este traje, não precisará de muito tempo. Apenas necessita de um tecido fino como a nossa Microfibra ou o Tecido Fino Storm. Mas o ideal é que utilize para este desenho um tecido que não se desfie facilmente como a Microfibra Swing. Desta forma, não precisará de fazer bainhas na sua peça de vestuário.
Neste caso, sim, precisaremos de um molde para fazer o nosso disfarce. Por um lado, prepararemos uma semicircunferência com metade do nosso contorno de cabeça, pois devemos deixar espaço suficiente para que o fato entre corretamente.
Depois, a partir dessa circunferência, marcaremos o comprimento que queremos, formando outra semicircunferência à qual adicionaremos algumas pontas para dar um toque ao nosso disfarce. Este molde será duplo, pois queremos evitar qualquer costura no processo. Será colocado sobre o tecido dobrado para obter o círculo completo. Se não for possível devido ao seu tamanho, deveremos cortar o molde duas vezes e uni-los por meio de uma costura.
Finalmente, realizamos o mesmo processo com o decote, desta vez, completando o círculo. Se preferir, pode fazer a semicircunferência em seu lugar e seguir o mesmo processo que a peça de base.
Capa com laço

É um dos clássicos que nunca o dececionará, além de o proteger da chuva ou do frio. Este modelo é um pouco mais complexo que o anterior, pois precisaremos de algumas costuras para o finalizar devidamente. Mas não sofra! Verá que não tem qualquer complicação.
Materiais:
- Tesoura.
- Máquina de costura (opcional)
- Fita adesiva dupla-face têxtil (opcional)
- Papel.
- Lápis.
- Laço ou corda para o fecho.
- Tecido à sua escolha (preferencialmente um tecido que não se desfie. Caso se desfie, precisaremos de um viés ou de fazer uma bainha).
As medidas que vamos usar serão o perímetro do pescoço e o comprimento que queremos dar-lhe. A partir do centro do papel, criaremos uma semicircunferência que meça o nosso perímetro do pescoço + 4 cm, caso precisemos de fazer uma bainha mais tarde na nossa capa (2 cm de cada lado).
Depois, para a circunferência final, repetimos o processo, mas com a medida de comprimento que queremos dar-lhe. Neste ponto, dependendo do tecido que usar, terá de dar mais 2 cm no mínimo para fazer uma bainha caso se desfie. Outra opção é coser um viés e ocultar o desfiado.
Para rematar a gola, pegaremos na forma do nosso molde base e calcularemos um comprimento de 5 cm. Isto deixar-nos-á com 2 cm de gola para passar o laço mais tarde. Pode dar mais, se desejar. Aconselhamos a que marque cada dobra tal como indicamos na imagem para facilitar o processo de unir as peças.

Para unir as peças, pode fazê-lo com máquina de costura e, se não for muito amiga dela, vamos descobrir-lhe um milagre da confeção: a fita dupla-face têxtil!
Simplesmente coloque a fita na borda do contorno do pescoço e retire a proteção. Lembre-se que deve colá-la a 0,5 cm do contorno para que apenas essa medida adira!
Agora, sobreponha cuidadosamente ambas as golas das duas peças para colar o meio centímetro marcado anteriormente. Caso use máquina ou costure à mão, simplesmente costuraremos a 0,5 cm da borda. Depois, viraremos a nossa peça já unida à capa e dobraremos na marca de 2 cm. Essa é a nossa altura de gola por onde irá o laço! Agora, dobramos novamente na próxima marca de dois centímetros e colocamo-la no interior da gola para fixá-la. Se costurarmos, remataremos sobre esta dobra o mais próximo possível da borda.

Agora, com a ajuda de um gancho, passamos o nosso laço e já temos a nossa capa! Se desejarmos, podemos fixar o laço para que não se mexa, rematando o final da gola de ambos os lados.








